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LILIAN SUZUKI

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1987) e Especialização em Psicanálise pela USP (2002). Concluiu em 2015 o curso de aperfeiçoamento Orientação à Queixa Escolar do IPUSP. Especialista em Psicologia Organizacional/Trabalho e Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Foi professora especialista convidada no Curso de Especialização de Cultura e Extensão “Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise” da USP. Foi professora em cursos de graduação em Psicologia, Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia e Serviço Social e de cursos de pós-graduação em Psicologia e Psicopedagogia. Estudou Problemas de Aprendizagem com as autoras Sara Pain e Alícia Fèrnandez. Elaborou o glossário do livro “Subjetividade e Objetividade: relação entre desejo e conhecimento” (Ed. CEVEC, 1996 e Ed. Cortez, 2009) de Sara Pain. Psicóloga do Serviço de Apoio ao Discente da Faculdade de Tecnologia e das Faculdades Oswaldo Cruz. Professora de graduação em Licenciaturas. Psicóloga colaboradora da Universidade de Brasília. Psicóloga clínica atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, psicologia, desenvolvimento, queixa escolar e educação. Integra o “Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade” e o “Grupo Interinstitucional Queixa Escolar” – GIQE, onde atualmente, participa da Comissão Editorial e faz representação no Núcleo de Educação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Colaborou na organização da Cartilha CRP SP “Construindo Caminhos” da série Comunicação Popular, volume VII – A psicologia e sua relação com a Educação (2016).