JUSTIFICATIVA
A psicanálise da criança merece ser foco de atenção de profissionais, em tempos em que a psicoterapia de família tem conquistado tanta atenção. Quando a criança é o foco, mesmo que portadora de sintomas oriundos da psicodinâmica familiar, cabe compreendê-la em seu processo de subjetivação individual, até porque, em certos contextos, a criança precisará de sessões individualizadas, mesmo que em paralelo à terapia de grupo familiar. Entender a linguagem da criança por meio do brincar lúdico e da expressão gráfica é de grande auxílio.
OBJETIVOS
Conhecer a teoria e técnica psicanalítica voltada ao atendimento de crianças.
Conhecer os principais teóricos da psicanálise de crianças.
Refletir sobre os diferentes olhares sobre a criança, por meio da produção de psicanalistas que construíram significativo corpo teórico e técnico no atendimento de crianças.
Discutir sobre o manejo da técnica analítica com crianças.
Identificar recursos de mediação utilizados nas sessões de atendimento infantil, como o uso da caixa lúdica e de material gráfico, dentre outros.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos, psicanalistas, profissionais de saúde, educadores e terapeutas familiares. Estudantes de últimos anos de Graduação em áreas afins.
CARGA HORÁRIA
40 horas
COORDENAÇÃO
Dra. Maria Luiza Dias Garcia
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A – PSICANÁLISE COM CRIANÇAS:
Os primórdios da psicanálise com crianças.
Hans e a constituição da neurose infantil em Freud.
Melanie Klein e Anna Freud.
Winnicott e o espaço transicional.
B – A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E O LUGAR DOS PAIS NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS:
A observação de bebês no campo psicanalítico.
A criança “real” e a criança da psicanálise.
Green e a criança internalizada no adulto.
O amor na infância, a formação de vínculos e a psicanálise.
O vínculo com os pais na análise da criança.
C – DO DISCURSO PARENTAL À ESPECIFICIDADE SINTOMÁTICA NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS:
A clínica psicanalítica e a criança.
Da criança-sintoma.
A inscrição da criança no discurso social e psicanalítico.