JUSTIFICATIVA
Muito se conhece sobre a Psicanálise, sua teoria e prática na ótica de diferentes autores, porém cabe aprofundar suas possibilidades de aplicação em variados contextos fora do consultório particular. É necessário refletir sobre frentes de atuação em psicanálise nas instituições de ensino, Organizações e em contextos de intervenção social.
OBJETIVOS
Possibilitar aprofundamento na teoria e técnica psicanalítica, apontando a contemporaneidade do discurso inaugurado por Freud e privilegiando as contribuições da Psicanálise para atuação profissional em diferentes âmbitos.
Conhecer a história da teoria psicanalítica e os fundamentos de sua prática.
Apresentar as contribuições da Psicanálise aos diversos contextos profissionais, fornecendo referencial teórico que sustente diferentes práticas.
Refletir sobre as questões sociais e identificar campos de atuação em abordagem psicanalítica na esfera social, educacional e no mundo das Organizações.
Capacitar o profissional para o diagnóstico, elaboração de projetos e ações de cuidado, em temas psicossociais, voltados a comunidades e instituições.
Capacitar o profissional para a atuação em equipes interdisciplinares.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos, psicanalistas, profissionais de saúde, assistentes sociais, educadores e terapeutas familiares. Estudantes de últimos anos de Graduação em áreas afins.
CARGA HORÁRIA
40 horas.
COORDENAÇÃO
Prof. Dra.Maria Luiza Dias Garcia – (CRP 06/15756)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A – A PSICANÁLISE E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO:
A transmissão do saber da psicanálise.
Assessoria nas instituições de ensino, a facilitação da aprendizagem.
Assessoria nas instituições de ensino, auxílio a temas psicológicos, por exemplo, morte e luto no ambiente educacional.
B – A PSICANÁLISE NAS ORGANIZAÇÕES:
A visão de José Bleger.
Consultoria na Instituição.
Psico-higiene – o psicanalista voltado à prevenção e não à cura.
OUTRAS INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS:
Mediação de conflitos: na escola, na comunidade e na empresa.
Plantão Psicológico Psicanalítico.
Grupos reflexivos.
Grupos operativos.
Comunidade de aprendizagem.
Instituições de cuidados.
Ações psicossociais.