Objetivo geral
Capacitar e preparar profissionais na abordagem psicanalítica para o atendimento de casal ou de famílias em seus diversos contextos sociais.
Compreender a psicodinâmica conjugal e familiar, sob a ótica da psicanálise, por meio de diversos autores expoentes nesse campo.
Diferenciar pressupostos da teoria e técnica de atendimento vincular do individual.
Desenvolver habilidades necessárias para o atendimento à casais e família com enfoque na abordagem psicanalítica por meio da prática supervisionada
Público alvo
Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos, Bacharéis em Ciências Humanas e Sociais, e demais profissionais de áreas afins, que atuem ou que desejam atuar com casais e famílias.
Carga Horária
Sábados, uma vez ao mês, das 08:00h às 17:20h
Coordenação –
Profa. Dra. Maria Luiza Dias Garcia
Metodologia
Todas as disciplinas apresentam exposição dialogada, vivências psicodramáticas, projeção visual, projeção de filmes, dinâmica de grupo, apresentação de seminário, simulações de atendimento.
No decorrer destes 10 anos de atuação na formação de Terapeutas Familiares buscamos uma metodologia inovadora na formação dos profissionais. Uma metodologia participativa com aulas ministradas de maneira inovadora usando recursos atuais, que incluem estratégias de dinâmicas grupais, psicodrama pedagógico, assimilações que favoreçam a participação e a expressão de sentimentos, que permitam a interação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.
Conteúdo
História da família
Histórico da Terapia de Casal e Família e principais abordagens
Psicanálise de Casal e Família
Terapia de Casal em Abordagem Psicanalítica – Teoria do Apego
Contribuições de autores psicanalíticos à Psicanálise de Casal e Família
Recursos de mediação terapêutica e recursos da família
Temas de Família
Rompimento de vínculos e o processo de luto.
Estágio supervisionado I – Casal e Família
Estágio supervisionado II – Casal e Família
Monografia
Preencha a ficha abaixo para solicitar o programa: