JUSTIFICATIVA
Muitas são as áreas em que se lida com o desenho infantil, contudo nem sempre os profissionais estão preparados para realizar uma leitura e interpretação do desenho produzido pela criança, o que cria a necessidade de se gerar um espaço para essa reflexão. Conhecer as etapas do desenvolvimento criador por meio do grafismo, no desenvolvimento esperado para cada etapa evolutiva, auxilia o profissional no manejo dos elementos do seu trabalho, seja qual for sua especialidade e modalidade de trabalho.
OBJETIVOS
Conhecer teorias sobre o desenvolvimento do desenho infantil e aspectos de sua interpretação.
Entrar em contato com teorias do desenho infantil, na área da Psicologia.
Identificar como a interpretação do desenho infantil pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor da criança.
Reconhecer como a leitura do desenho pode auxiliar na avaliação psicológica.
Compreender as emoções, atitudes, comportamento e integração social apresentadas pela criança a partir da interpretação do desenho infantil.
PÚBLICO-ALVO:
Psicólogos, psicanalistas, profissionais de saúde, educadores e terapeutas familiares. Estudantes de últimos anos de Graduação em áreas afins.
CARGA HORÁRIA:
40 horas
COORDENAÇÃO:
Dra. Maria Luiza Dias Garcia
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A – DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL:
História do desenho infantil e sua evolução.
Fases do desenho infantil: garatujas, fase pré-esquemática, esquemática, realismo.
Interpretações do desenho infantil.
Significado da cor e do uso do espaço.
A importância da atividade de desenhar na infância.
B – A ATIVIDADE CRIADORA:
O desenho infantil como instrumento de avaliação.
Avaliação do desenvolvimento emocional, intelectual, físico, perceptual, social, estético e criador da criança.
O desenho como instrumento de investigação das condições do psiquismo infantil.
O Jogo do Rabisco em Winnicott.