JUSTIFICATIVA
O ato de aprender é um dos grandes pilares da inserção de um indivíduo no mundo e que garante a troca entre o ensinante e o aprendente, além de permitir a constituição de vínculos, tão essenciais para nosso desenvolvimento no mundo e para a constituição de processos de subjetivação. É de suma importância, portanto, pensarmos sobre como se dá a aprendizagem, como aprendemos a aprender e que processos estão envolvidos quando ela se ocorre ou ela falha.
OBJETIVOS
Refletir sobre o processo de aprendizagem humana utilizando o referencial psicanalítico.
Focalizar o processo de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem utilizando olhar clínico.
Conhecer o pensamento de autores psicanalíticos que trtaram do tema da aprendizagem.
Desenvolver escuta e olhar psicopedagógico.
Conhecer padrões de intervenção psicopedagógica.
Pensar sobre a participação da família e sua co-responsabilidade nos sintomas de aprendizagem de um de seus membros.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos, psicanalistas, professores, profissionais de saúde, assistentes sociais, educadores e terapeutas familiares. Estudantes de últimos anos de Graduação em áreas afins.
CARGA HORÁRIA
40 horas
COORDENAÇÃO
Dra. Maria Luiza Dias Garcia
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A – APRENDIZAGEM:
1. Conceito de aprendizagem.
2. Um olhar clínico sobre a aprendizagem e suas fraturas.
3. Lugar da inteligência e do desejo na aprendizagem.
4. O fracasso na aprendizagem.
B – A APRENDIZAGEM NA ÓTICA PSICOPEDAGÓGICA:
1. Olhar e escuta psicopedagógica.
2. As significações do aprender.
3. Da hipo e da hipereracomodação ao aprender.
4. Da hipo e da hiperassimilação ao aprender.
5. Diagnóstico psicopedagógico.
6. Intervenção psicopedagógica na interface com diferentes concepções psicanalíticas: Piera Aulagnier e Donald W. Winnicott.
C – FAMÍLIA E APRENDIZAGEM:
1. Modalidade de aprendizagem.
2. Entrevista com a família sem o paciente.
3. Reconstrução da história da criança através dos pais.
4. Interpretação dos sintomas e o refletir com os pais.