Pular para o conteúdo

Psicanálise da Criança

    JUSTIFICATIVA
    A psicanálise da criança merece ser foco de atenção de profissionais, em tempos em que a psicoterapia de família tem conquistado tanta atenção. Quando a criança é o foco, mesmo que portadora de sintomas oriundos da psicodinâmica familiar, cabe compreendê-la em seu processo de subjetivação individual, até porque, em certos contextos, a criança precisará de sessões individualizadas, mesmo que em paralelo à terapia de grupo familiar. Entender a linguagem da criança por meio do brincar lúdico e da expressão gráfica é de grande auxílio.

    OBJETIVOS
    Conhecer a teoria e técnica psicanalítica voltada ao atendimento de crianças.
    Conhecer os principais teóricos da psicanálise de crianças.
    Refletir sobre os diferentes olhares sobre a criança, por meio da produção de psicanalistas que construíram significativo corpo teórico e técnico no atendimento de crianças.
    Discutir sobre o manejo da técnica analítica com crianças.
    Identificar recursos de mediação utilizados nas sessões de atendimento infantil, como o uso da caixa lúdica e de material gráfico, dentre outros.

    PÚBLICO-ALVO
    Psicólogos, psicanalistas, profissionais de saúde, educadores e terapeutas familiares. Estudantes de últimos anos de Graduação em áreas afins.

    CARGA HORÁRIA
    40 horas

    COORDENAÇÃO
    Dra. Maria Luiza Dias Garcia

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
    A – PSICANÁLISE COM CRIANÇAS:
    Os primórdios da psicanálise com crianças.
    Hans e a constituição da neurose infantil em Freud.
    Melanie Klein e Anna Freud.
    Winnicott e o espaço transicional.

    B – A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E O LUGAR DOS PAIS NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS:
    A observação de bebês no campo psicanalítico.
    A criança “real” e a criança da psicanálise.
    Green e a criança internalizada no adulto.
    O amor na infância, a formação de vínculos e a psicanálise.
    O vínculo com os pais na análise da criança.

    C – DO DISCURSO PARENTAL À ESPECIFICIDADE SINTOMÁTICA NA PSICANÁLISE DE CRIANÇAS:
    A clínica psicanalítica e a criança.
    Da criança-sintoma.
    A inscrição da criança no discurso social e psicanalítico.

      Contato:

      Por favor, prove que você é humano selecionando Uma xícara.