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O Brincar na Hora Lúdica com a Criança

    JUSTIFICATIVA
    Muitas são as áreas em que se faz necessário brincar com a criança para o exercício da prática profissional na especialidade, contudo nem sempre os profissionais estão preparados para realizar uma leitura e interpretação da brincadeira produzida pela criança ou com ela, no caso de atividade mais interativa, o que cria a necessidade de se gerar um espaço para essa reflexão. Conhecer aspectos psicodinâmicos da atividade do brincar auxilia o profissional no manejo dos elementos do seu trabalho, seja qual for sua especialidade e modalidade de ação. Nessa direção, estudar autores da Psicanálise que se voltaram ao entendimento da atividade lúdica infantil pode ser de grande auxílio.

    OBJETIVOS
    Refletir sobre o simbolismo presente na ação de brincar da criança no seu interjogo com o profissional que atua com ela.
    Conhecer autores da Psicologia e Psicanálise que tratam do brincar no contexto da experiência de atendimento da criança.
    Estimular o desenvolvimento de habilidades para a realização de uma leitura simbólica das brincadeiras da criança, dentro e fora da situação de atendimento.
    Capacitar o profissional a identificar aspectos transferenciais e contra-transferenciais no interjogo da brincadeira entre a criança e o profissional que a atende.
    Desenvolver a percepção de uma leitura sistêmica do sentido da brincadeira da criança, no contexto de um atendimento de grupo familiar.

    PÚBLICO-ALVO
    Psicólogos, psicanalistas, profissionais de saúde, educadores e terapeutas familiares. Estudantes de últimos anos de Graduação em áreas afins.

    CARGA HORÁRIA
    40 horas

    COORDENAÇÃO
    Dra. Maria Luiza Dias Garcia

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
    A – O ATO DE BRINCAR NA INFÂNCIA E NA SESSÃO DE ATENDIMENTO:
    Donald Winnicott e “O Brincar e a Realidade”.
    Virginia M. Axline e a “Ludoterapia”.
    Melanie Klein e a “Técnica analítica do brincar”.
    Arminda Aberastury e a “Hora do jogo diagnóstica”.
    Alicia Fernandez e a “Hora do Jogo Psicopedagógico”.

    B – BRINCANDO COM A CRIANÇA:
    Material lúdico.
    A caixa lúdica.
    A caixa de areia.
    O contar histórias.
    O desenho.
    Jogos.

    C – INTERPRETAÇÃO NO ESPAÇO LÚDICO:
    A observação dos papeis que a criança assume nos jogos.
    A criação de um espaço potencial (Winnicott) por meio do brincar.
    A tarefa interpretativa do analista de criança

      Contato:
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