Close

novembro 9, 2016

SERVIÇOS

A LAÇOS é um centro de estudos e de prestação de serviços em Psicologia e Educação. Dentre os serviços oferecidos – atendimento em psicoterapia individual, de casal e família, supervisões clínicas a profissionais e instituições, cursos e palestras, grupos de estudo – seu Setor de Orientação Profissional já está ampliando suas atividades aprimorando sua assessoria às escolas, que agora podem se conveniar.

Sabe-se da importância da profissão na vida de uma pessoa, pois ela não só irá prover o indivíduo com uma atividade produtiva, remunerá-lo e garantir sua subsistência, como irá também definir todo seu estilo de vida. As escolas têm sua parte de responsabilidade social neste processo.

A decisão sobre o futuro profissional precisa ser realizada com muito cuidado e isto exige reflexão, pois escolher o que fazer certamente inclui uma tarefa maior, que é, na verdade, escolher quem ser.

Sabe-se ainda da dificuldade que as escolas enfrentam para garantir um atendimento em Orientação Vocacional dentro das atividades acadêmicas, na maioria dos casos limitando-se a trabalhar apenas com informação profissional.

Sobrecarregados com muitos outros deveres, orientadores educacionais e psicólogos escolares pouco tempo têm a dedicar ao atendimento nesta área. É pensando nisso que a LAÇOS tenta abastecer as escolas através do sistema de convênio.

As escolas que queiram beneficiar seus alunos, facilitando sua participação no programa de orientação, podem solicitar a visita do responsável pelo cadastramento das instituições de ensino e obter informações adicionais sobre a estratégia de trabalho.

No caso de a escola ser uma instituição particular, o preço a ser pago pela orientação será, em geral, estimado em equivalência a uma mensalidade escolar do aluno na escola em que estuda, tentando assim, respeitar o nível sócio-econômico de cada família. Do valor arrecadado nos grupos, 20% será doado para a escola como contribuição para investimentos em novos projetos, sendo que a LAÇOS se responsabiliza por toda a emissão de recibos aos alunos.

O trabalho individual tem a duração de 10 encontros de uma hora, a serem combinados de acordo com as condições do aluno. A orientação vocacional em grupo (de 6 a 10 pessoas) inclui 8 encontros de 2 horas.

Com o cadastramento e a indicação de quatro grupos por semestre, a escola receberá outros benefícios, como: palestra gratuita (a cada semestre letivo), no campus da escola, sobre “Escolha da Carreira”, “Família”, “Problemas de Aprendizagem” ou outros temas de interesse de alunos, pais ou professores, dependendo da disponibilidade do corpo docente da LAÇOS; uma bolsa para aluno com dificuldades financeiras a cada grupo de 6 estudantes encaminhado pela escola.

Estudantes interessados em participar devem contatar a LAÇOS. Menores de idade devem vir acompanhados pelo menos por um dos pais na primeira entrevista. Os grupos devem ser compostos pela escola.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Conteúdo do Programa de Orientação Profissional na Escola:

AUTOCONHECIMENTO

Necessidades, valores e aspirações pessoais; o imaginário e a profissão; interesses e habilidades; visão de mundo e características de sua família.

O MUNDO DO TRABALHO

Em que contexto social se escolhe a profissão; o trabalho no mundo capitalista; mercado de trabalho; objetivos pessoais e ocupação; planejando uma carreira.

O MUNDO EDUCACIONAL

Informação ocupacional; oportunidades educacionais; recursos da comunidade; pesquisa com profissionais; visita a instituições de ensino.

O PROCESSO DE ESCOLHA

Manejando ganhos e perdas; a escolha secundária; fazendo adaptações e arranjos; lidando com muitas variáveis ao mesmo tempo; criando critérios próprios.

A RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM SEU FUTURO

Saber despedir-se; lidando com as diversas etapas da vida.

Estratégias utilizadas no programa:

Dinâmicas individuais e de grupo; testes de interesse e aptidão; audiovisuais.