Close

novembro 25, 2016

Publicações

Livros de autoria de Maria Luiza Dias  coord. LAÇOS

>   Famílias & Terapeutas: casamento, divórcio e parentesco. São Paulo: Vetor Ed., 2006.

Este livro destina-se a todos os profissionais e demais pessoas que desejam compreender as significativas transformações que ocorreram na vida doméstica na sociedade brasileira com a legalização do divórcio, em 1977. A família assumiu novas configurações, gerando outras formas diferenciadas de sociabilidade, que produzem tensões e conflitos. A autora aborda as significações atribuídas pelos membros destas famílias aos lugares no parentesco. Constata que um dos grandes dilemas da família envolvida em divórcio e novo casamento refere-se à definição de direitos e obrigações no interior do grupo familiar. Neste contexto, o Direito e a Psicologia criaram um campo de significação para este universo, gerando novos dilemas e fomentando a emergência de uma classe de peritos treinados para solucionar os novos dilemas da vida de família.

 

>   Suicídio – Testemunhos de Adeus.  Ed. Brasiliense, SP, 1991.

 

>   O que é  psicoterapia de família?  Ed. Brasiliense, SP, 1991.

 

>   Vivendo em Família – relações de afeto e conflito.  Ed. Moderna, SP, 1991.

A leitura deste livro online tornou-se possível, uma vez que foi realizado, em 26 de fevereiro de 2004, um instrumento particular de distrato entre a autora e a Editora Moderna Ltda. Nesta ocasião, a autora ficou liberada para contratar nova edição com terceiros ou editá-la da maneira que julgasse conveniente. 
Clique aqui para ler mais sobre este livro >>>

 

>   Profissão: no rumo da vida .  Ed. Ática, SP, 2002.

Artigos de autoria de Maria Luiza Dias  coord. LAÇOS

>   Família, identidade, subjetividade e escolha profissional. In: Levenfus, Rosane Schotgues (Org.). Orientação Vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Proto Alegre: Artmed, pp. 126-134, 2016.

>   Técnica para especificação da escolha profissional: adaptação da técnica R-O. In: Levenfus, Rosane Schotgues (Org.). Orientação Vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Proto Alegre: Artmed, pp. 232-238, 2016.

>   Técnicas para a abordagem dos vínculos na família. In: Levenfus, Rosane Schotgues (Org.). Orientação Vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. Proto Alegre: Artmed, pp. 246-252, 2016.

Esta obra reúne o que há de mais atual e avançado nos contextos clínico e escolar da orientação vocacional e de carreira. Os autores, profissionais reconhecidos na área, apresentam modelos consistentes e práticos, testados e aprovados no trabalho de orientação.Neste livro, você encontrará: Conteúdo atualizado e adequado ao contexto nacional,modelos aplicáveis aos contextos clínico e escolar,Sugestões de tarefas e dinâmicas de grupo focadas nas necessidades da orientação profissional, testes elaborados pelos próprios autores e aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.
Org: Rosane Schotgues Levenfus

>   Família e Escolha Profissional. In: A Escolha Profissional em Questão. Casa do Psicólogo, SP, 1995.

 

>   O Suicida e suas Mensagens de Adeus. In: Do Suicídio – estudos brasileiros. Papirus Ed., Campinas, 1991.

>   Nascimento da Terapia Familiar em São Paulo – pioneiros e institutos. In: Seixas, Maria Rita D’ Angelo (org. e o artigo é em co-autoria com Maria Rita). Origem e trajetória da Terapia Familiar no Brasil. São Paulo: Roca, pp. 45 a 153, 2010.

Origem e Trajetória da Terapia Familiar no Brasil constitui uma narrativa da pré-história e da história da Terapia Familiar no Brasil, dos pioneiros e dos institutos de cada regional. O livro nasceu do desejo dos terapeutas brasileiros, representantes do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF), de terem sua história registrada, porque os fatos com o tempo vão sendo esquecidos. Fruto do esforço conjunto de diversas pessoas em muitos anos, constitui um valoroso trabalho de equipe no qual várias perspectivas se entrelaçam.
Como e onde foram realizados os Congressos Brasileiros de Terapia Familiar e Encontros de Formadores.
O que é o Conselho Deliberativo e Científico e todas as resoluções até hoje tomadas por ele em Terapia Familiar. Registro de todos os acontecimentos mais significativos da Terapia Familiar, com suas datas e características. Fonte de consulta e referência para quem precisar de informações sobre o tema ou sobre as pessoas que aqui escreveram.

 

>   Amor e Alteridade. In: Montoro, Gilda Castanho Franco & Munhoz, Maria Luiza Puglisi. Desafios do amor: questão de sobrevivência. São Paulo: Roca, cap. 23, 2010.

>   Família pós-divórcio e rede afetiva. In: Montoro, Gilda Castanho Franco & Munhoz, Maria Luiza Puglisi (orgs.). Desafios do amor: questão de sobrevivência. São Paulo: Roca, cap. 36, 2010.

O Desafio do Amor: Questão de Sobrevivência constitui a coletânea das apresentações conduzidas na IV Jornada Paulista de Terapia Familiar, tendo como proposta analisar e discutir os desafios do amor em diversos contextos. Logo no primeiro capítulo, você será convidado a passear pelas suas próprias experiências de amar e ser amado. Ao longo de 39 textos, irá se defrontar com indagações contemporâneas acerca do amor e seus desdobramentos no casamento, na família, na psicologia e na vida, tecendo instigantes e reveladoras reflexões.
O livro é dividido em nove partes: Diferentes Enfoques do Amor; Construção de Vínculos Amorosos em Contextos Grupais, Comunitários e Sociais; Faces do Amor no Relaciona-mento Familiar; Vínculos Parentais; Ensino, Escola e Aprendizagem; Casais e Conjugalidade; Amor à Procura de Paz; Métodos, Técnicas e Contextos; e Pesquisas de Vínculos Amorosos e Relações Familiares.

 

>   Contribuições da Psicanálise de Família no contexto da disputa pela guarda de filhos. In: Levisky, Ruth Blay (org.). Diálogos psicanalíticos de casal e família. São Paulo: Zagodoni Ed. Ltda, no prelo.

 

>   Trilhando Caminhos. In: Pontes, Marcos Naime. Construção pela vivência em Terapia Familiar. São Paulo: Roca, 2011.

 

>   Transmissão psíquica transgeracional e violência intrafamiliar. In:Seixas, Maria Rita D’Angelo Seixas & Dias, Maria Luiza (orgs.). Violência doméstica. São Paulo: Roca, 2013.

 

>    Adolescer em um mundo instantâneo – uma reflexão sobre os vínculos familiares no mundo tecnológico e Transmissão, herança e sucessão – identidade do adolescente e escolha profissional. In: Castanho, Gisela M. Pires & Dias, Maria Luiza (orgs.). Terapia de Família com adolescentes. São Paulo: Roca/Guanabara Koogan, 2014.

 

>   Pensando a família no processo de escolha profissional. In: Barros, Delba Teixeira Rodrigues, Lima, Mariza Tavares & Escalda, Rosângela (orgs.). Escolha e inserção profissionais: desafios para indivíduos, famílias e instituições. São Paulo: Vetor, pp. 259-275, 2007.

Livros de autoria de docentes LAÇOS

>   Silva, Evani Zambon Marques da. Alcances e limites da psicologia na interface com o direito. In: Direito e Psicologia. Coimbra – Portugal: Coimbra Editora/Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pp. 35-43, 2013.

>   Silva, Evani Zambon Marques da. A atuação do psicólogo judiciário nos tribunais de família e menores nos casos de violência doméstica – proposta de atendimento psicossocial. In: Direito e Psicologia. Coimbra – Portugal: Coimbra Editora/Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pp. 111-119, 2013.

>   Silva, Evani Zambon Marques da. A importância da disciplina de Psicologia para o curso de Direito. In: Direito e Psicologia. Coimbra – Portugal: Coimbra Editora/Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pp. 195-203, 2013.

>   Silva, Evani Zambon Marques da. Considerações preliminares sobre o tema da violência contra idosos. In: Direito e Psicologia. Coimbra – Portugal: Coimbra Editora/Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pp. 355-359, 2013.

>   Silva, Evani Zambon Marques da. Paternidade Ativa na Separação Conjugal. Juarez de Oliveira, SP, 1999.

>   Fernandes, Anete. Avaliação Psicopedagógica – história de um percurso. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.

>   A Liderança Fundamental.

Saiba mais

Artigos de docentes LAÇOS

>   Silva, Evani Zambon Marques da. Familía e Lei!  IN; Cerveny, Ceneid Mª de Familía e Lei – Casa do Psicólogo, SP, 2004.

 

>   Intervenção Psicológica Em Emergências: Fundamentos Para a Prática

Org: Maria Helena Pereira Franco
Editora: SUMMUS – GRUPO SUMMUS, 2015
No mundo atual, catástrofes – sejam climáticas ou tecnológicas, evitáveis ou imprevisíveis – afetam um grande número de pessoas das mais diversas formas, colocando em risco a saúde mental de todos os envolvidos. Elas roubam das pessoas e das comunidades suas concepções anteriormente estabelecidas sobre si e seu mundo, causando medo, insegurança e desequilíbrio. Integrá-las à experiência de vida pode proporcionar meios para que novos significados sejam construídos, assim como uma nova visão de mundo. Essa obra mostra a importância de cuidar dessa parcela da população e os procedimentos e técnicas mais indicados.

 

>   Nada Sobre Mim Sem Mim

Quero chamar a atenção para o título que o grupo de autores escolheu para este livro: “Nada sobre mim sem mim”. Ele retrata uma postura que está presente nos capítulos mas, além disso, na vida. É resultado de uma busca por condições de dignidade à pessoa que morre e, em igual medida, àquele que dela cuida, na condição de profissional ou de familiar. Que as decisões sobre a pessoa sejam tomadas enquanto ela puder decidir e que possa considerar aquilo que faz diferença em situações críticas. E que nunca perca a dignidade de poder responder por si, naquilo que se refere a si. Trata-se, portanto, do encontro consigo, na condição humana mais plena, como ser mortal. Buscamos neste livro considerar aspectos da Ética e da Bio-Ética, da Religião, da Filosofia, da Psicologia. Sabemos, porém, que não conseguiríamos a totalidade da experiência humana no que se refere à importância do morrer. Desta consciência, tiramos, mesmo assim, nossa certeza: “Nada sobre mim sem mim!”

 

>   Tratado Brasileiro sobre Perdas e Luto

Org: Franklin Santana Santos. Editora Atheneu, 2014

Os temas aqui abordados pelos autores têm grande importância e significado, porque todos eles buscam refletir e nos convidam a pensar sobre os diferentes espaços das perdas. Da doença e da morte, passando pela arte, pela vida e pelo cotidiano, sempre precisamos refletir sobre o luto que em todos os âmbitos se projeta. O livro está dividido didaticamente em quatro grandes módulos: Seção 1 – Luto – Visões Plurais e Interdisciplinares; Seção 2 – Fundamentos, Conceitos, Pesquisas e Contextos do Luto; Seção 3 – O Luto e a Educação; Seção 4 – Assistência aos Enlutados. O livro é a resultante do esforço de profissionais especialistas das mais diversas áreas de atuação e contém a contribuição de mais de 60 autores nacionais e estrangeiros.

Livros e artigos de colaboradores LAÇOS

SANTOS, Franklin Santana (Org.). A Arte de Morrer – visões plurais – vol. 1.
São Paulo: Editora Comenius, 2009.
Franklin Santana Santos e Dora Incontri (orgs.)

Este livro já se tornou uma referência no Brasil; foi um dos finalistas ao prêmio Jabuti (2008). Trata-se de uma obra escrita por inúmeros especialistas em Medicina, Filosofia, Educação, Psicologia, Enfermagem, Antropologia, Direito, Religiões e outras áreas.

SANTOS, Franklin Santana (Org.). A Arte de Morrer – visões plurais – vol. 2.
São Paulo: Editora Comenius, 2009.

A Arte de Morrer II – Visões Plurais, organizado pelo médico Franklin Santana Santos, continua o trabalho iniciado no Volume I. Tem como proposta apresentar fonte segura e ampla de consulta e pesquisa para leigos e acadêmicos na temática da Tanatologia no Brasil e com isso tornar-se um clássico por excelência na área. Reúne textos dos maiores especialistas no assunto, contemplando diversos campos do saber e diversos pontos de vista, tratando do tema da morte de maneira minuciosa, profunda e completa. Visões científicas, filosóficas, psicológicas, históricas, antropológicas, pedagógicas, jurídicas, religiosas, estéticas entre outras, compõem o mosaico plural e interdisciplinar da obra.

SANTOS, Franklin Santana (Org.). A Arte de Morrer – visões plurais – vol. 3.

A Arte de Morrer – visões plurais – vol. 3 continua o trabalho iniciado no Volume 1 e no Volume 2, tornando-se a obra mais completa sobre Tanatologia do mundo.Todos os aspectos que envolvem a morte estão contemplados nestes livros, em setenta capítulos, trazendo a contribuição de 78 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento. Um compêndio, um clássico, rompendo o tabu de se falar da morte e do morrer!