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setembro 29, 2016

Desenho da Criança: Análise e Interpretação

JUSTIFICATIVA
Muitas são as áreas em que se lida com o desenho infantil, contudo nem sempre os profissionais estão preparados para realizar uma leitura e interpretação do desenho produzido pela criança, o que cria a necessidade de se gerar um espaço para essa reflexão. Conhecer as etapas do desenvolvimento criador por meio do grafismo, no desenvolvimento esperado para cada etapa evolutiva, auxilia o profissional no manejo dos elementos do seu trabalho, seja qual for sua especialidade e modalidade de trabalho.

OBJETIVOS
Conhecer teorias sobre o desenvolvimento do desenho infantil e aspectos de sua interpretação.
Entrar em contato com teorias do desenho infantil, na área da Psicologia.
Identificar como a interpretação do desenho infantil pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor da criança.
Reconhecer como a leitura do desenho pode auxiliar na avaliação psicológica.
Compreender as emoções, atitudes, comportamento e integração social apresentadas pela criança a partir da interpretação do desenho infantil.

PÚBLICO-ALVO:
Psicólogos, psicanalistas, profissionais de saúde, educadores e terapeutas familiares. Estudantes de últimos anos de Graduação em áreas afins.

CARGA HORÁRIA:
40 horas

COORDENAÇÃO:
Dra. Maria Luiza Dias Garcia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A – DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL:
História do desenho infantil e sua evolução.
Fases do desenho infantil: garatujas, fase pré-esquemática, esquemática, realismo.
Interpretações do desenho infantil.
Significado da cor e do uso do espaço.
A importância da atividade de desenhar na infância.

B – A ATIVIDADE CRIADORA:
O desenho infantil como instrumento de avaliação.
Avaliação do desenvolvimento emocional, intelectual, físico, perceptual, social, estético e criador da criança.
O desenho como instrumento de investigação das condições do psiquismo infantil.
O Jogo do Rabisco em Winnicott.

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