Close

CURSOS DE EXTENSÃO

Estudantes, consulte-nos! Muitos de nossos cursos de extensão são abertos a alunos dos últimos anos de Graduação.

A Sociedade no Divã

A Psicanálise não corresponde somente a uma teoria e técnica que focaliza o indivíduo e sua subjetividade, podendo auxiliá-lo na elaboração de seus conflitos, mas contribui também ao entendimento e análise de temas da cultura. Esse programa procura oferecer esse espaço de reflexão, incluindo um pensar sobre temas contemporâneos.

Veja mais
Desenho da Criança: Análise e Interpretação

Muitas são as áreas em que se lida com o desenho infantil, contudo nem sempre os profissionais estão preparados para realizar uma leitura e interpretação do desenho produzido pela criança, o que cria a necessidade de se gerar um espaço para essa reflexão.

Veja mais
Psicanálise nas Instituições de Saúde e no Campo Jurídico

A Psicanálise no âmbito jurídico e nas instituições de saúde ainda é pouco conhecida e difundida. Cabe ampliar o conhecimento de sua aplicação nesses âmbitos de inserção do profissional.

Veja Mais
Técnicas de Mediação em Psicanálise

A Psicanálise, por muito tempo, foi reconhecida como uma técnica apenas verbal, em que o analisando realiza livre associação e cabe ao analista elaborar interpretações, por meio de suas falas. Contemporaneamente, muitas técnicas foram introduzidas no sentido de facilitar a emergência de conteúdos latentes ao discurso dos indivíduos atendidos, facilitando o acesso aos conteúdos inconscientes. Faz-se necessário promover um espaço de troca e reflexão sobre esse tema.

Veja mais
Contribuições da Psicanálise para o Trabalho em Situações Sociais Críticas

Muito se conhece sobre a Psicanálise, sua teoria e prática na ótica de diferentes autores, porém cabe aprofundar suas possibilidades de aplicação em variados contextos fora do consultório particular.

Veja mais
Os Sonhos e o Sonhador

Desvendar o conteúdo inconsciente expresso por meio dos sonhos é foco de curiosidade humana e trabalho necessário ao processo de individuação e autoconhecimento. 

Veja mais
A Psicanálise nas Instituições de Ensino, no Campo Organizacional e Outras Intervenções Psicossociais

Muito se conhece sobre a Psicanálise, sua teoria e prática na ótica de diferentes autores, porém cabe aprofundar suas possibilidades de aplicação em variados contextos fora do consultório particular.

Veja mais
Psicoterapia breve psicanalítica

A psicoterapia breve pode ser a mais indicada em diversos contextos em que o indivíduo necessita elaborar um foco de tensão ou conflito, em um certo prazo de tempo, como o que ocorre, por exemplo, quando alguém se depara com uma cirurgia marcada.

Veja mais
Luto

A experiência da perda é uma das mais difíceis da existência humana. Desencadeia processo de luto e muitos outros desdobramentos, por consequência do impacto da experiência da finitude, seja ela de uma vida, de uma experiência, de um projeto, de um sonho.

Veja mais
Psicanálise da Criança

A psicanálise da criança merece ser foco de atenção de profissionais, em tempos em que a psicoterapia de família tem conquistado tanta atenção.

Veja mais
O Brincar na Hora Lúdica com a Criança

Muitas são as áreas em que se faz necessário brincar com a criança para o exercício da prática profissional na especialidade, contudo nem sempre os profissionais estão preparados para realizar uma leitura e interpretação da brincadeira produzida pela criança ou com ela, no caso de atividade mais interativa, o que cria a necessidade de se gerar um espaço para essa reflexão

Veja mais
Psicossomática

O programa é de suma importância na medida em que compreende corpo e psique como indissociáveis e prepara o profissional interessado no tema do adoecimento e da saúde a abordar manifestações somáticas de maneira integrada.

Veja mais
Psicanálise do Adolescente

A adolescência é um período de grandes transformações físicas, psíquicas e relacionais. É um período de busca por identidade. Cabe refletir sobre esse momento do ciclo vital, mapeado por nossa sociedade, como de transição do mundo infantil ao do adulto, em que se dá a constituição do sujeito.

Veja mais
Antropologia e Psicanálise: Contribuições para a Compreensão do Psiquismo na Saúde e na Doença

Antropologia e Psicanálise podem ser vistos como campos do conhecimento que buscam a compreensão dos processos de subjetivação, no âmbito da cultura, e propiciam o desenvolvimento de um olhar para o mundo descentrado de si mesmo, seja por evitar interpretações etnocêntricas ou pela busca da ruptura com o embotamento narcísico, modo encapsulado de existir no mundo intersubjetivo. Refletir sobre essas questões é essencial para o nosso ser no mundo.

Veja mais
Comunicação Não-Violenta

Uma vez que a Comunicação Não Violenta corresponde a um procedimento que pretende ajudar a reformular a maneira pela qual o indivíduo se expressa e ouve o outro, ela contribui para a melhora da comunicação interpessoal em todas as áreas da vida, favorecendo a paz social.

Veja mais
Mediação de Conflitos

O processo de mediação de conflitos busca estabelecer junto com as partes novos parâmetros de comunicação e relacionamento entre os envolvidos na questão, facilitando, portanto, a eliminação de medos que prejudiquem a tomada de decisões. O papel do facilitador é ajudar as pessoas ou grupos envolvidos no conflito a assumirem suas responsabilidades sobre a solução de seus problemas, prevenindo o agravamento da situação, sendo essa ação de enorme valia para a resolução de conflitos.

Veja mais
Violência Intra-Familiar

A violência intra-familiar, denominada no senso comum por violência doméstica, é uma das grandes dores sociais da contemporaneidade. Tratar casais violentos exige capacitação e considerar diversas especificidades, dentre as quais se inclui a necessidade de um olhar voltado às co-responsabilidades e complementaridades entre os cônjuges. É de suma importância que se possa dar atenção a esse tema, de tanta relevância social, já que o comportamento violento pode representar um legado que uma geração transmite à outra, colaborando para sua incidência e aumento, rumo a um futuro nebuloso dentro dessas famílias.

Veja mais
Sociodrama Familiar Sistêmico

O conhecimento de conceitos básicos e de algumas técnicas da linha psicoterápica do Sociodrama Familiar Sistêmico, que se coloca a serviço da sociometria (estudo das relações interpessoais), na qual o sujeito é o grupo familiar e a preocupação é com o sofrimento da coletividade proveniente das relações pessoais repetitivas e geradoras de histórias consideradas indesejáveis pela própria família, são de extrema importância para o profissional que deseje atuar nesta abordagem com a família.

Veja mais
Psicanálise da Aprendizagem

O ato de aprender é um dos grandes pilares da inserção de um indivíduo no mundo e que garante a troca entre o ensinante e o aprendente, além de permitir a constituição de vínculos, tão essenciais para nosso desenvolvimento no mundo e para a constituição de processos de subjetivação. É de suma importância, portanto, pensarmos sobre como se dá a aprendizagem, como aprendemos a aprender e que processos estão envolvidos quando ela se ocorre ou ela falha.

Veja mais
Trabalhando com Histórias: o potencial terapêutico dos contos

O conto pode ser mediador de elaboração de conteúdos psíquicos e das relações humanas. Neste sentido é de grande valia ao profissional contemporâneo tomar consciência do valor do conto como potente recurso intermediário facilitador do desenvolvimento humano.    

Veja mais