Close

novembro 10, 2016

Atividade e Prática de Acompanhante Terapêutico – A.T.

Módulo I – INTRODUÇÃO

JUSTIFICATIVA
A prática psicológica com as possibilidades de atuação profissional fora do setting terapêutico se torna mais ampliada e eficaz quando há a possibilidade de intervenções no cotidiano das pessoas, principalmente nas situações nas quais temos que intermediar ou intervir exatamente nos momentos de crise. Sendo assim, a atividade Prática de Acompanhante Terapêutico – A.T., se torna um diferencial ao auxílio nos mais diversos tratamentos psicológicos e psiquiátricos, em que o cliente necessite de apoio para superar dificuldades ou, até mesmo, se reintegrar socialmente.

OBJETIVO
O curso de Introdução à Atividade e Prática de Acompanhante Terapêutico – A.T. tem como objetivo principal fornecer aos alunos(as) o conhecimento teórico e as técnicas que envolvem a atuação do A.T. como um profissional que atua no cotidiano e, por vezes, como intermediário e interventor nos momentos em que os seus clientes estão em situações de crise, além de ser uma peça essencial no trabalho intra, inter e multidisciplinar.

EMENTA

Estudo da história, definição, de conceitos clínicos do Acompanhante Terapêutico; Questões Éticas do A.T. e as relacionadas à família e aos profissionais envolvidos; Dinâmica inter e multiprofissional na relação médica e o profissional A.T., Dinâmica familiar; Conceito de neurose, psicose e distúrbio psicossomático; O campo de atuação do A.T. com crianças, adolescentes, adultos e idosos; Dependência e codependência; Psicopatologia e farmacologia; Emergências psiquiátricas; A relação do A.T. no dia a dia do paciente.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes do último ano e profissionais formados em psicologia, que pretendam adquirir um maior conhecimento sobre a prática ou como futuro Acompanhante Terapêutico. Estudantes de últimos anos de Graduação em áreas afins.

CARGA HORÁRIA
56 horas

COORDENAÇÃO
Dra. Maria Luiza Dias Garcia

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • 08 horas – História do A.T. e os fundamentos clínicos e éticos do A.T.
  • 08 horas – Dinâmica inter e multiprofissional na relação médica e o profissional A.T.
  • 08 horas – Conceitos de neuroses, psicoses e distúrbios psicossomáticos, as psicopatologias e conceitos de farmacologia para psicólogos
  • 08 horas – Dependência e codependência
  • 08 horas – Dinâmica familiar e a atuação do A.T. com crianças, adolescentes, adultos e idosos
  • 08 horas – A função do acompanhante terapêutico e sua inclusão na estratégia de um tratamento
  • 08 horas – Início do acompanhamento, os passeios, o lugar do A.T. e a problemática da amizade
[contact-form-7 404 "Not Found"]