Close

novembro 9, 2016

A LAÇOS NA ESCOLA

I – GRUPOS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 

Sabendo das dificuldades enfrentadas pelos orientadores educacionais no sentido de dar uma atenção mais particularizada a um projeto de Orientação Vocacional dentro da escola – uma vez que já acumulam muitas outras responsabilidades – a LAÇOS tem proposto um sistema de atendimento ao aluno no próprio estabelecimento de ensino.

Procedimento:

Mantêm-se as atividades acadêmicas já existentes ligadas à Orientação Vocacional (dentro da carga horária), que podem ser desenvolvidas pela orientação educacional em encontro semanal de assessoria técnica da LAÇOS. Paralelamente a isso, compõem-se grupos à tarde (para os alunos da manhã) e pela manhã (para os alunos da tarde). A LAÇOS encaminha a orientadora profissional responsável pela moderação dos grupos, que realizará na própria escola o mesmo trabalho desenvolvido particularmente em nossa sede, reconhecido pela seriedade com que trata os aspectos psicodinâmicos do difícil momento de escolha profissional. Desta forma, o aluno interessado em dar aprofundamento a tais questões terá acesso fácil a um programa de apoio dentro da própria escola. Com este atendimento, a escola passa a oferecer mais um serviço de qualidade, integrado às suas atividades letivas, ainda possibilitando aos alunos economia de tempo em deslocamentos, que seriam exigidos para atividades similares externas.

Orientadora responsável pelos grupos: Maria Luiza Dias Garcia

Sobre os grupos:
Duração: 8 encontros de 2 horas
Horário: a combinar com a orientação educacional da escola.
Local: será oferecido pela escola.
Material necessário: oferecido pela LAÇOS.
Metodologia: dinâmicas de grupo variadas visando desenvolver o autoconhecimento e o conhecimento do mundo educacional e do trabalho.
Número de vagas por grupo: 10 + 1 bolsista.
Taxa de inscrição: valor a combinar

II – JORNADA DE FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO PROFISSIONAL
Objetivo: criar um espaço grupal para reflexão e informação sobre o processo de escolha profissional.

Módulo I – Autoconhecimento
Organização: serão propostas oficinas de trabalho (workshops) na escola, que possibilitarão ao jovem vivenciar etapas do processo de escolha profissional
Temas dos Workshops:

  1. Personalidade e Profissão
  2. Interesse e a Escolha da Carreira
  3. Aptidões e Mundo Ocupacional
  4. Autoestima
  5. Vínculo com o Estudo
  6. Vestibular
  7. Visão de Futuro

Duração de cada Workshop: 2 horas
Estratégia: dinâmicas de grupo
As atividades são diversificadas e visam ampliar a percepção do aluno em relação ao tema prioritário em foco na oficina e desenvolver atitudes favoráveis ao enriquecimento das modalidades de ação frente aos objetivos almejados pelo estudante.

Módulo II – O que escolher no mundo do trabalho
Organização: serão formados grupos de alunos a serem encaminhados para pesquisa junto ao Plantão de Informação Profissional do Serviço de Orientação Vocacional da LAÇOS, que fornecerá as informações educacionais e ocupacionais necessárias, facilitando o processo de escolha.
Programas a serem desenvolvidos na empresa:
Avaliação de potencial.
Orientação pós-carreira – acompanhamento do funcionário em processo de aposentadoria
Acompanhamento psicológico do funcionário em situação de admissão ou demissão
Contate-nos para avaliação de outras necessidades.

Estudamos cadastramento de empresas para trabalho de acompanhamento permanente em sistema de convênio, através de pagamento de mensalidade proporcional ao número de horas/atividade inclusas no projeto.